Text to Speech Brasil



TTS ainda é inacessível para construtores de Robôs

Durante a Campus Party 2008 conversamos com Flávio Hendrikx, construtor de Robôs da Triton Robôs (www.tritonrobos.com.br), sobre robótica no Brasil. Segundo ele, a maior parte dos construtores de robôs estão ligados a entidades de ensino ou praticam a atividade por hobby, por isso faltam investimentos da iniciativa privada para o desenvolvimento tecnológico na área.

Hoje a principal dificuldade de construir um robô está na importação dos componentes, deixando pouco espaço para o desenvolvimento de módulos que integrem a fala sintética aos robôs.

Flávio comentou também que os principais fabricantes de robôs humanóides, estão na Coréia, China e Japão, que serão os principais utilizadores do TTS 2.0 com o propósito de auxiliar pessoas com necessidades especiais, já existindo robôs que utilizam a tecnologia. Já os EUA, que criam robôs com propósitos militares e científicos principalmente para coleta de dados, não teriam muito interesse na tecnologia, a não ser que fosse feito um TTS em “Marciano“.🙂

Flávio concluiu dizendo não conhecia nenhum robô com TTS no Brasil, mas que integraria um módulo em TTS 1.0 ou 2.0, dependendo do ambiente em que o robô fosse exibido, se custasse entre R$ 300,00 e R$ 400,00.

Valeu Flávio, até a próxima.

Fernando Areias
TTS Brasil


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: